Processando...
Prevenção da Diabetes – Dicas Úteis
Prevenção da Diabetes – Dicas Úteis

Prevenção da Diabetes – Dicas Úteis

O Diabetes e é a terceira causa de morte no mundo. Estima-se que existam hoje no Brasil 14,3 milhões de pessoas com Diabetes. Trata-se de uma doença crônica na qual o corpo não produz o hormônio insulina ou não consegue empregar de maneira adequada a que produz.  No entanto, é possível lidar com a doença de uma forma tranquila, por meio da prevenção, do controle e da informação.

A Diabetes é uma doença silenciosa, o que significa que geralmente, se não forem feitos exames médicos, a pessoa pode não ter consciência de que tem esta condição.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes são:

  1.   Excesso de peso e obesidade;
  2.   Ingestão de açúcar e gordura em excesso;
  3.   Sedentarismo;
  4.   História familiar e herança genética;
  5.   Idade;
  6.   Stress;
  7.   Alcoolismo;
  8.   Pré-Diabetes;
  9.   HTA;
  10.   Diabetes gestacional prévia;
  11.   História de doença cardiovascular prévia.

A prevenção da Diabetes, para quem tem um ou vários destes fatores de risco mas não tem ainda o diagnóstico da doença, passa por adotar um estilo de vida mais saudável e consultar o médico, fazendo exames regulares de diagnóstico.

Para quem tem o diagnóstico de Diabetes, a prevenção também é um fator importante para o controlo da doença e para uma maior qualidade de vida.

A prevenção passa por alguns pontos-chave, fundamentais para ter uma vida mais saudável:

  • Entender a Diabetes;
  • Adotar uma Vida Saudável:
    • uma alimentação equilibrada;
    • praticar exercício físico regularmente.
  • Controlar a Diabetes:
    • monitorizando periodicamente os níveis de glicemia no sangue;
    • tomando a medicação quando prescrita pelo médico.

Embora essa doença tenha um forte componente genético e não possa ser totalmente evitada, o estilo de vida funciona como um gatilho. Por isso, o grande responsável, na atualidade, pelo agravamento do quadro da Diabetes tem sido o conjunto de desinformação aliada ao sedentarismo e os maus hábitos alimentares.  A prevenção da Diabetes passa por adotar um estilo de vida mais saudável e consultar o médico, fazendo exames regulares de diagnóstico. Consiste em uma alimentação mais saudável e a prática regular de exercício físico, que pode diminuir em até 43% o risco de aparecer a doença – conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes.

Os cuidados com a dieta vão muito além de apenas evitar os doces, mas sim incluindo o consumo diário de alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, como verduras, legumes e frutas. É importante optar por proteínas magras, como aves, peixes e carne vermelha com pouca gordura, evitar alimentos ricos em carboidratos processados, como farinhas brancas, doces e refrigerantes e incluir os cereais integrais nas refeições. Outro fator importante no quesito dieta alimentar é comer devagar, mastigando bem os alimentos, pois o risco de Diabetes aumenta em até 2,5 vezes quando se come rápido. E vale lembrar de fazer várias pequenas refeições ao dia, pois o jejum intermitente pode favorecer a doença.

Quando o assunto é prevenção, a prática de exercício é essencial, pois auxilia no controle do peso. Apesar da Diabetes também acometer pessoas magras o excesso de peso é o principal fator para a instalação da doença tipo 2.  Os quilos a mais representam um acúmulo de gordura em órgãos como fígado, pâncreas e músculo, que acabam prejudicando a função da insulina e elevam a glicemia.

Também é importante manter-se distante do uso do álcool e o cigarro, pois aumentam o risco para essa doença e outras, incluindo hipertensão e problemas cardiovasculares. As bebidas alcóolicas também contribuem com o aumento de peso, por serem muito calóricas.

Uma boa dica para uma vida saudável, prevenindo o diabetes, é dormir de 7 a 8 horas por dia. Conforme estudos da Universidade de Harvard noites curtas de sono ou mais longa do que esse período auxiliam no desenvolvimento da doença. Uma hora a menos aumenta o risco em 9%, enquanto uma hora a mais até 14%.

Por fim, é uma doença silenciosa e se não forem feitos exames médicos, a pessoa pode não ter consciência dela. Portanto, alie à uma vida saudável visitas periódicas ao médico.

Quer saber mais: Diabetes Tipo 1, Diabetes Tipo 2

Conteúdos extraídos:

https://www.controlaradiabetes.pt/vida-saudavel/prevencao-da-diabetes

http://www.unimed-as.com.br/noticia/diabetes-o-melhor-remedio-e-a-prevencao

COMPARTILHE!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no skype
Skype

Mais Notícias

Nossos Serviços

Serviços qualificados em diferentes áreas para necessidades especiais.

Clique para saber mais!

Bem Estar Cuidador no Facebook
Bem Estar Cuidador no Instagram

Entre em contato conosco!

Assistência, comprometimento, segurança, carinho e amor são alguns dos muitos atributos que todo o profissional Cuidador Bem Estar possui pelo nosso cliente.