Processando...
O papel da Fisioterapia nos Cuidados Geriátricos
Imagem Fisioterapia em idosos

O papel da Fisioterapia nos Cuidados Geriátricos

Ter maior qualidade de vida através da Fisioterapia. Saiba agora mesmo o papel da fisioterapia nos cuidados geriátricos!

Todo mundo sabe que é muito difícil conviver com uma dor ou com uma limitação motora. Imagine um idoso que sofreu um AVC e que ficou com um lado do corpo paralisado por causa da hemiplegia, uma das sequelas do acontecimento.

Por desconforto, ele acaba mudando seus hábitos de vida, como parar de sair, de interagir com as pessoas, ficar mais dependente de terceiros e, assim, adotando a reclusão, podendo, por isso, desenvolver sintomas de depressão.

Entretanto, com o trabalho de reabilitação desenvolvido gradualmente pelos fisioterapeutas ele pode recuperar os movimentos e, juntamente com eles, a vida que tinha antes do AVC.

Assim, a reabilitação atua no sentido de trabalhar os movimentos nas extremidades, ou seja, nas pernas e braços, e fazer o idoso adquirir novamente a postura desejada.

Portanto, a fisioterapia tem aprimorado diversas técnicas e procedimentos para ajudar pessoas idosas a reencontrar a sua independência através de exercícios de reabilitação.

Tais exercícios, portanto, podem ser executados em clínicas, instituições de longa permanência para idosos, dentro dos hospitais e até na casa do paciente. Nesse sentido, elas também podem ocorrer em sessões individuais ou coletivas.

Logo, a fisioterapia restaura os movimentos, diminuindo processos inflamatórios, evitando dores que tanto incomodam os idosos e ainda realizando processos de recuperação após cirurgias.

Veja, portanto, alguns recursos utilizados pelos fisioterapeutas no trabalho de reabilitação:

  • Fototerapia (contam com o emprego de luz artificial);
  • Eletroterapia (que usam eletricidade);
  • Mecanoterapia (conta com aparelhos mecânicos para trabalhar a musculatura);
  • Termoterapia (que utilizam calor);
  • Cinesioterapia (consiste no uso de movimentos corporais, como o alongamento).

Há, ainda, outros recursos, como a massoterapia, a crioterapia e a hidroterapia que são empregadas conforme a condição clínica do paciente e outros fatores.

Tecnologia: como ela vem auxiliando os pacientes da fisioterapia

O uso da tecnologia está em todos os setores. Na fisioterapia não poderia ser diferente. Afinal, ela está presente desde o momento do diagnóstico até o tratamento de reabilitação. Veja mais detalhes a seguir.

Já está se tornando mais comum nos consultórios e clínicas a presença de equipamentos de ponta, como, por exemplo, o scanner postural que é capaz de avaliar os desvios corporais dos pacientes através da tecnologia tridimensional. Assim, chega-se a um diagnóstico mais preciso dos problemas posturais.

Já nas sessões de reabilitação, a tecnologia também está presente por meio da gamificação, da realidade virtual e até nos equipamentos de reabilitação.

Para exemplificar, a gamificação (que tem origem na palavra games – jogos – em inglês) utiliza oportunidades de interação com os pacientes enquanto eles praticam os exercícios e trabalham as partes do corpo lesionadas. Assim, com desafios e pontuações obtém-se a reabilitação de forma mais lúdica e prazerosa.

Já na realidade virtual, que emprega programas de computador e aplicativos, os pacientes podem simular movimentos, como uma caminhada por um belo jardim, estimulando a independência de forma bastante segura.

Equipamentos tradicionais também estão sendo substituídos pelos recursos mais modernos, como estabilizadores de coluna e esteiras eletrônicas com uso de tecnologia avançada para compreender e projetar os melhores resultados nos movimentos dos pacientes.

Conteúdo extraído do site: https://corasenior.com.br/reabilitacao-para-idosos-veja-a-importancia-da-fisioterapia/

COMPARTILHE!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no skype
Skype

Mais Notícias

Nossos Serviços

Serviços qualificados em diferentes áreas para necessidades especiais.

Clique para saber mais!

Bem Estar Cuidador no Facebook
Bem Estar Cuidador no Instagram

Entre em contato conosco!

Assistência, comprometimento, segurança, carinho e amor são alguns dos muitos atributos que todo o profissional Cuidador Bem Estar possui pelo nosso cliente.